Ser upcycle é a tendência mais certa dos últimos tempos. A cada tempestade ou vendaval que acontece, a Terra grita por socorro. Para contribuir com um planeta mais sustentável, designers têm colocado a cabeça para funcionar e a mão na massa. Esse é o caso do André, da Viaeco, marca que dá vida a produtos abandonados. Trabalhando durante muitos anos como bancário, surgiu a ideia de reaproveitar os malotes de dinheiro para criar diversos modelos de bolsas ecologicamente corretas.
Hoje, outros materiais além do malote bancário são utilizados, como lonas de caminhão usadas e a Ecolona (produzida a partir de garrafas pet). Até os detalhes são naturais, utilizando materiais como fibra de côco, madeira certificada, retalhos de tecidos, rebites e ferragens de baixo impacto ambiental e enfeites feitos à base de garrafas pet.
E como não poderia deixar de ser, todo o processo de produção também recebe o cuidado de não agredir a natureza. Os malotes são aproveitados em 95% e a lavagem é feita sob alta pressão, economizando mais de 75% o consumo de água.
As bolsas são feitas uma a uma, e as cores nunca se repetem, uma vez que cada lona ganhou do tempo um charme a mais, uma cor exclusiva. As minúcias de cada peça são de responsabilidade do artesão, que trabalha sozinho em seu ateliê, produzindo essas delicadas bolsas que levantam uma bandeira muito mais importante que estilo. Como diz o slogan da marca, “a moda também tem seu papel na reorganização do planeta”. Para garantir o teu modelo e conhecer mais do trabalho da Viaeco, clique aqui.
0 comentários: